Apontamentos: Syncopated: An Anthology of Nonfiction Picto-Essays

Brendan Burford (ed)
Syncopated: An Anthology of Nonfiction Picto-Essays
Villard
154 pgs.

A utilização da banda desenhada em reportagens, memórias ou documentários tem produzido obras memoráveis, mesmo que persistentemente ignoradas pela edição portuguesa, com uma ou duas honrosas excepções. Palestina, de Joe Sacco (uma das excepções, editado pela parceria Mais BD/Devir), Regards From Serbia, de Aleksandar Zograf, Our Cancer Year, de Harvey Pekar ou Pyongyang, de Guy Delisle são exemplos de como a banda desenhada, pela combinação sinestésica de texto e imagem, pode ser um medium privilegiado para a narrativa documental.

Interessado pela não-ficção na banda desenhada, Brendan Burford assina em Syncopated a recolha antológica de dezasseis trabalhos que oscilam entre a reportagem, a memória, o pequeno ensaio histórico e até o comentário político da actualidade (como “What We So Quitly Saw”, de Greg Cook, sobre Guantánamo). Não se trata da visão didáctico-pedagógica que subjaz à parafernália de ‘histórias locais’ e ‘adaptações’ que consomem o nosso mercado, partindo sempre do princípio que o recurso aos ‘quadradinhos’ simplifica uma mensagem mais complexa, mas sim de uma perspectiva produtiva que explora as potencialidades permitidas pela conjugação entre texto e imagem e a sua sequencialização.

Os temas e as abordagens presentes em Syncopated são variados, da partilha de uma colecção de bilhetes-postais que permite traçar a história deste objecto ao longo dos últimos dois séculos (“Penny Sentiments”, de Rina Piccolo) até ao perfil de Boris Rose, um apaixonado pelo jazz que construiu uma colecção de gravações únicas (“Boris Rose: Prisoner of Jazz”, de Brendan B. E Jim Campbell), passando pelo registo de instantâneos do metro de Nova Iorque (“Subway Buskers”, de Victor Marchand Kerlow) ou pela decadência do parque de diversões de Coney Island (“A Coney Island Rumination”, de Paul Hoppe). Entre palavras e imagens, a observação e o testemunho constroem um livro memorável.

(SFC)

4 responses to “Apontamentos: Syncopated: An Anthology of Nonfiction Picto-Essays

  1. querem um gambuzine para escritíca?

  2. Claro que sim, Teresa, obrigada.

  3. e para onde mando o bitcho?

  4. mandem o endereco através do gambusite

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s