A I República na Génese da BD e no Olhar do Séc. XXI

A reconstituição do mais antigo filme de animação português, feita por Paulo Cambraia com base nos 159 desenhos originais de 1923, vai ser apresentada na exposição “A Primeira República na Génese da Banda Desenhada e no olhar do Século XXI”, que inaugura dia 2 de Junho, às 19h00, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

“O Pesadelo de António Maria”, assim se intitula o filme de Paulo Cambraia, feito com base nos desenhos e nas legendas originais usadas na película realizada em 1923 por Joaquim Guerreiro, que desapareceu. Este filme que é simultaneamente um retrato de época constitui um dos núcleos da exposição sobre a génese da BD na Primeira República. A este núcleo juntam-se outros quatro: “A 1ª República e a Amadora”, “A caricatura modernista e a Primeira República”,
“A Génese da Moderna BD Portuguesa” e, por fim, “A Primeira República na BD Contemporânea”.

Esta exposição é promovida em parceria entre a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a Câmara Municipal da Amadora e estará patente até dia 5 de Outubro de 2010 no Centro Nacional de BD e Imagem (na Av. do Brasil, 52-A – Amadora). Será também apresentada durante o Amadora BD, o Festival Internacional de BD da Amadora, que decorre de 22 de Outubro a 7 de Novembro. A mostra terá uma versão itinerante que estará disponível para circular pelo país de Setembro de 2010 até Agosto de 2011.

Inaugura hoje, pelas 19h00, no CNBDI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s