BD em Ílhavo

Culminando a Comunidade de Leitores que orientei em Ílhavo, no sábado passado voltei à cidade para uma formação sobre banda desenhada destinada ao público em geral. A assistência, ainda que heterogénea, compunha-se sobretudo de bibliotecários, professores, estudantes e outros agentes ligados ao livro e à leitura. Leitores habituais de banda desenhada, apenas dois, e também por isso não deixou de ser gratificante constatar que estavam inscritas cerca de quarenta pessoas.

Sem querer sufocar a audiência com informações de carácter histórico, optei por um breve percurso por alguns nomes incontornáveis, mostrando pranchas e livros, e centrei-me em alguns tópicos que costumam lançar confusão, para além de serem responsáveis pelos equívocos associados ao tema.

Desde logo, foi preciso contrariar a ideia, ainda vigente, de que a banda desenhada é um género (e para isso, foi preciso abordar a teoria dos géneros e apresentar argumentos). Igualmente, foi útil lançar algumas pistas para uma discussão sobre processos de leitura e de construção narrativa, afastando a ideia de que ‘para ser bd tem de ter quadradinhos e balões’ e mostrando várias formas possíveis de estruturar uma banda desenhada. No final, pareceu-me que a audiência estava satisfeita com o que aprendeu e com as dúvidas que levou para casa. Às vezes, desarrumar as ideias feitas é mais útil do que reforçá-las. Uma curiosidade, para reflexão futura: Max Tillman, Topffer e Hergè foram os autores que maior interesse despertaram.

Um agradecimento à Bedeteca de Lisboa, que disponibilizou algumas edições próprias para oferecer à Biblioteca Municipal de Ílhavo, enriquecendo os seus fundos.

(SFC)

One response to “BD em Ílhavo

  1. ” desarrumar as ideias feitas é mais útil do que reforçá-las.” Sem dúvida. Sobretudo se amplia horizontes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s